Portugal volta a estar na moda e os destaques positivos na imprensa internacional são cada vez mais frequentes seja pela boa maneira de receber, pela arquitetura, pela gastronomia ou pelas horas de sol. Mas em boa verdade, a perceção internacional sobre o cumprimento das regras no nosso país, está muito longe do aceitável. A informalidade é regra e por detrás desta palavra está um mundo de coisas negativas desde a simples falta de pontualidade nas reuniões, até ao não cumprimento dos contratos e mais grave do que isso enganar defraudar, corromper ser corrompido. É um dos grandes problemas que bloqueia um investimento internacional e também a confiança dos investidores nacionais. Ser roubado por um sócio, ser alvo de burla, ser aliciado por esquemas de corrupção para poder investir para conseguir uma licença para desbloquear um processo e até o próprio uma decisão da justiça.
A Corrupção em Portugal e não afasta-se ao investimento. É um cancro que mina a concorrência leal entre as empresas obriga os cidadãos a pagar muito mais do que devia pelos bens e serviços e em grande escala, desvia milhões e milhões de euros dos contribuintes que deviam ser utilizados para outros fins.
Os casos são cada vez mais e mais surpreendentes desde um ex primeiro-ministro apanhado nas malhas da corrupção, um ministro envolvido em esquemas de facilidades na obtenção de vistos, vários responsáveis do Estado envolvidos em corrupção na área da saúde como acabamos de ver, mas também corrupção em escolas de condução, na Polícia Judiciária, mas outros polícias até nos tribunais nada parece estar a salvo.
E é precisamente nesta altura que há uma meia dúzia de condenados por corrupção nas cadeias portuguesas e outros 20 suspeito sempre em prisão preventiva nos tribunais, o crime fica quase sempre impune perante a dificuldade da prova. A Polícia Judiciária no entanto assegura que há cada vez mais corruptos detidos.

Convidados:
António Ventinhas, SMMP
Luis Mira Amara, gestor
João Paulo Batalha
Henrique Neto, gestor

____________

SIC Notícias / Negócios da Semana – 21/12/2016